
O cartel psicanalítico é uma sistemática de trabalho, proposta por Jacques Lacan que tem o objetivo de congregar psicanalistas, cuja pretensão é o estudo, pesquisa e produção intelectual sistematizados através de um tema escolhida pelo cartel, como intuito de produção e extensão do campo psicanalítico.
.png)
Como funciona um Cartel Psicanalítico?
A formação do Cartel se dá quando no mínimo três e no máximo cinco analistas se unem em comum acordo sobre uma temática e elegem um de seus integrantes para a função de “MAIS UM”.
Segundo Miller (1986), o Mais-um exerce tanto o papel de como provocador como de provocado, em uma posição socrática que “carrega pontos de interrogação e abre buracos nas cabeças”, segundo Lacan (1980), o Mais Um pode ser qualquer Um, desde que seja alguém, no entanto, precisa garantir a originalidade ao passo que promove a eliminação dos efeitos de espelhamento e identificação grupal, e assim, convoca cada membro a uma reflexão e produção singular, subjetiva e original.
Vale ressaltar que o Mais Um não precisa ser uma personalidade “especial”, não precisa ser um analista experiente, o analista do grupo, nem um professor ou supervisor, mas precisa assumir a postura de provocador do grupo a causar o desejo de pesquisar, refletir e produzir.
Uma vez formado o Cartel, eleito o Mais Um, e com a inscrição oficializada via entrega do formulário de inscrição, o grupo irá definir uma agenda de encontros presenciais ou virtuais com periodicidade semanal ou quinzenal.
O Mais Um irá propor um calendário de ações onde cada integrante ficará responsável pela leitura e compartilhamento das informações contidas no texto ou capítulo do texto de sua responsabilidade.
Nestes encontros, cada cartelizante terá igual tempo e oportunidade de se expressar e expor as reflexões e resumos bibliográficos, com o intuito de no final de um período de tempo, surgir uma produção intelectual e/ou literária do grupo.
Cada Cartelizante trará uma questão de particular interesse para pesquisa dentro da temática régia do cartel. O Cartel precisará ser inscrito no link https://www.spab.com.br/cartel detalhando seus membros, temática régia, temas individuais e Mais Um.
Os produtos dos estudos e reflexões serão apresentados no final de cada semestre em jornadas de seminários específicos para este fim, objetiva-se também que as reflexões resultem em produções científicas, sejam na forma de artigos, livros ou pesquisas.
O Cartel irá se dissolver sempre ao final de dois anos consecutivos de trabalho, ou pelo desligamento ou abandono dos membros, sendo de responsabilidade do Mais Um comunicar o encerramento do Cartel.


Áreas de Pesquisa
RECOMENDAMOS
Para inscrever seu cartel
Baixe e preencha o formulário de inscrição (arquivo PDF editável), logo após o preenchimento, salve o arquivo com o nome do seu cartel e envie por e-mail para contato@spab.org.br com o assunto "Inscrição de Cartel".
OBS: Para se inscrever, todos os integrantes precisam ser Psicanalistas ou estudantes com formação psicanalítica em andamento.
Acesse nossa Livraria Virtual
.png)
Compra e entrega garantida
Para mais ofertas especiais clique aqui
© 2020 by Sociedade Psicanalítica do Brasil. Todos os direitos reservados.